Projeto “Negócios sustentáveis na mata atlântica” - apoio: Citi Foundation
O projeto "Negócios Sustentáveis na Mata Atlântica" teve como objetivo aprimorar as ações do "Mercado Mata Atlântica - RBMA", Programa permanente da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), que atua como facilitador das cadeias de valor da sociobiodiversidade da Mata Atlântica para a consolidação de mercados sustentáveis. Teve como objetivos específicos a elaboração de um Plano de Marketing que apresenta diretrizes para atuação junto a estes empreendimentos. Tal Plano de Marketing tem como foco a estruturação e criação de estratégias para promoção e sustentabilidade das ações do "Mercado" a médio e longo prazo, contribuindo para melhorias das relações de mercado, aumento da comercialização de produtos artesanais no mercado sustentável e corporativo, melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas e incremento da economia local, priorizando aspectos sociais, econômicos, ambientais e a conservação do Bioma Mata Atlântica.
O Projeto foi dividido em duas fases de execução, sendo que na primeira foram realizadas:
• Sete Oficinas com duração de 6h00 (seis horas) cada uma, culminando-se na participação efetiva de 157 (cento e cinqüenta e sete) pessoas moradoras de sete municípios: Iporanga, Eldorado, Cedro, Miracatu, Capelinha, Santana e Iguape. As oficinas foram fundamentadas em metodologia específica baseada na pedagogia construtiva. Ressalta-se que dentre os participantes efetivos, alguns representam Associações, levando o conhecimento aos demais sócios da associação.
• Desenvolvimento de material de apoio (apostila) a empreendimentos sustentáveis para os temas: Gestão do Negócio, Qualidade dos Produtos e Serviços e Formação de Preço Justo
Faça o download da apostila aqui
• Elaboração de um plano de comercialização para a Associação de Bolsões de Cajati
• Duas Oficinas sobre Cooperativismo e Associativismo com apoio do SEBRAE, nos municípios de Miracatu e Iporanga.
Uma vez feita a identificação e capacitação dos empreendimentos, a segunda fase do Projeto teve como foco a promoção dos produtos feitos por eles, promovendo a geração de renda aliada à cultura tradicional e à produção sustentável.
Dentre as ações de promoção, destaca-se:
• Desenvolvimento deste mini-site para promoção e comercialização de produtos dos empreendimentos selecionados
• Prospecção de mercado (brindes corporativos, varejo, entre outros) com visitas a serem realizadas por promotores do Programa em âmbito regional
• Definição de estratégias para aplicação e monitoramento do Selo de Origem "Mercado Mata Atlântica - RBMA" para produtos, visando a promoção a médio e longo prazo dos empreendimentos.
O Citibank e a Citi Foundation são importantes parceiros do Programa "Mercado Mata Atlântica – RBMA" para o desenvolvimento de suas atividades.
São estes parceiros que nos ajudam a tentar construir uma nova realidade para os povos e comunidades tradicionais da Mata Atlântica.
Programa “Mercado Mata Atlântica – RBMA”, Citibank e Citi Foundation:
Valorizando a produção, o consumo sustentável e os povos da Mata Atlântica!