(11) 2208-6080 (11) 97584-7957 secretaria@rbma.org.br

O principal objetivo do Programa de Jovens da RBMA é estabelecer uma estrutura geral para melhorar o desenvolvimento socioeconômico dos jovens que vivem na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA e apoiar seu engajamento na luta pela Conservação da Biodiversidade, pelo Desenvolvimento Sustentável e pelo Apoio à Educação, Ciência e Pesquisa – os três princípios básicos das Reservas da Biosfera em todo planeta.

Sua estratégia do programa está pautada em duas abordagens complementares: nas visitas às áreas de conservação da natureza, inicialmente naquelas próximas às capitais, e no interior de cada um dos 17 Estados que integram a RBMA; e no intercâmbio, por meio de troca de experiências e de realização de eventos.

Construído tendo como premissa que os jovens são parceiros, atores e detentores de conhecimento que fazem parte de todas as etapas do processo de tomada de decisões (estratégicas, planejamento, implementação e avaliação), o programa trabalhará em estreita colaboração com os jovens do território da RBMA, para identificar os principais desafios que enfrentam. 

No entanto, ciente das diferenças regionais, estaduais e locais, considerando a espetacular heterogeneidade (em crenças, religião, gênero, educação etc.) e a ampla faixa etária que caracteriza a juventude brasileira, a estrutura geral do programa deve ser vista como uma diretriz para adaptações em cada região, apoiando a construção de diagnósticos mais precisos e busca de soluções para enfrentar seus principais desafios específicos.

Assim, reforçamos as funções básicas da RBMA como estratégias educativas de visão construtiva e de filosofia preventiva na valorização individual para a relação coletiva no ambiente onde os jovens vivem e interagem

Coordenação da Rede de Jovens da RBMA

Gestão 2023 - 2024
Leiz da Silva Rosa – Coordenador
Formação: Licenciado em Geografia – UNIBAN/ANHANGUERA e estudante de Pedagogia – UNIVESP.
Curso de Introdução às Reservas da Biosfera – Universidade Aberta da Costa Rica – Carga Horário: 30 horas. Período: 27 de outubro a 24 de novembro de 2015.
Currículo: Coordenador do Programa de Postos Avançados da RBMA, Coordenador do Programa Empresa Amiga da Mata Atlântica (2014 – 2024), Coordenador da Rede Brasileira de Jovens das Reservas da Biosfera, Coordenador do Programa de Jovens da RBMA, Secretário Executivo Adjunto do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Professor de Geografia Efetivo do Governo do Estado de São Paulo, monitor ambiental cadastrado no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira – PETAR e monitor de capoeira pelo Grupo Símbolo da Paz.
Contatos: Cel.: +5511 – 93367-1683 / E-mail: leiziporanga@gmail.com
Rafael Juan – Vice Coordenador
Formação: Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Ouro Preto
Currículo: Rafael Juan, filho da Mata Atlântica, é ativista Socioambiental e Turismólogo formado pela Universidade Federal de Ouro Preto – MG. Atualmente, é o vice-coordenador da Rede de Jovens da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, membro da Rede Brasileira de Jovens das Reservas da Biosfera, membro da Rede Iberoamericana de Jovens das Reservas da Biosfera e também atua como consultor técnico/membro colaborador da equipe executiva da RBMA, atuando com produções culturais e de eventos ambientais, captação de recursos e execução de diversos projetos de Restauração, Educação Ambiental, Turismo de Base Comunitária. Pesquisador da relação da sociedade com a natureza, é ativista climático pelo Climate Reality Project Brasil e também atua com comunicação, sendo parte da equipe audiovisual da produtora FUJABR, que tem como foco dar voz a tudo aquilo que está gritando: A floresta e seus povos.
Contatos: Cel.: +5531 – 9926-3414 / E-mail: rafaeljjmoreira@gmail.com
Melissa Souza Branco – Secretária Executiva
Formação: Especialização em Designer para Sustentabilidade e licenciatura em Teatro com habilitação em Arte-Educação Experiência Profissional: Produtora Cultural e Permacultora.
Currículo: Produtora cultural, designer em sustentabilidade e arte-educadora socioambiental. Membro da comissão de formação e ponto focal do cone sul da Rede de Jovens IberoMAB da UNESCO.
Contatos: Cel.: +5515 – 99735-4186 / E-mail: melissabrancoproducoes@gmail.com
Marcelly Mota da Silva – Secretária Executiva Adjunta
Formação: Guia de Turismo Cadastur – CPET e Monitora Ambiental.
Currículo: Representante titular da Rede de jovens  RBMA no estado do Rio de Janeiro, monitora ambiental formada pela RBMA, gestora de projetos do Coletivo  de Ativistas Ambientais – AMA do município de Paraty, Caiçara Nativa da Ilha do João Araújo – Paraty/Rj e membra do Fórum de jovens das Comunidades tradicionais (caiçaras, indígenas e quilombola) .
Contatos: Cel.: +5524 – 99839-9965 / E-mail: marcellymotta24@hotmail.com / rededejovens@rbma.org.br

Histórico da Coordenação da Rede de Jovens da RBMA

Leiz da Silva Rosa
Coordenador

Professor de Geografia
Gestão 2022 / 2023

Graziela Dias Blanco
Vice-coordenadora

Bióloga – Doutora em Ecologia
Gestão 2022 / 2023

Rafael Juan D. de Camargo
Secretário Executivo

Turismólogo
Gestão 2022 / 2023

Leiz da Silva Rosa
Coordenador

Professor de Geografia
Gestão 2020 / 2022

Histórico do Programa de Jovens na RBMA

O Programa de Jovens da RBMA foi criado em novembro de 2019, durante o Encontro Anual da RBMA realizado no município de Mata de São João Estado da Bahia, com a missão de formar uma Rede de Jovens Atuantes no Território da RBMA que possam ter mais instrumentos no protagonismo junto às ações de conservação, desenvolvimento sustentável e pesquisa na área da Reserva, desde agora e no futuro que se aproxima. 

Ele é fruto dos diversos trabalhos desenvolvidos com e por jovens pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e atende à demanda internacional do Programa MaB/UNESCO, com o objetivo de integrar e preparar as novas gerações, para assumir a missão de defender as RBs, buscando novas energias para  implantar suas três funções básicas.

O programa atende à demanda atual e global de problematização sobre questões ambientais e a urgência na melhor organização social das comunidades para a criação e irradiação das soluções possíveis identificadas em escala pontual (bairros e regiões) em contexto macro (cidades e metrópoles), reforçando a inserção dos jovens na temática ambiental, uma das linhas de ação da UNESCO por meio de seus encontros de Jovens. 

Instrumentalizar os jovens para o uso ordenado dos recursos naturais e valorizar culturalmente seu saber prévio, envolve a prospecção e a criação de tecnologias voltadas à sustentabilidade que permita  alcançar, em curto e médio prazo, melhoria da qualidade de vida da coletividade – valorizando estes atores sociais também como agendes multiplicadores dessas ideias. 

O Conselho Nacional da RBMA será responsável pela seleção dos jovens dos 17 Estados da RBMA (“Jovens Biosféricos da MATA ATLÂNTICA”), indicados pelos Comitês Estaduais e pelos Postos Avançados da RBMA, seguindo os critérios ao lado, para participar do Primeiro Encontro de Jovens da RBMA, que ocorrerá em São Paulo, SP, em data a ser definida.

 

Critérios para Seleção dos Jovens

pelo Conselho Nacional da RBMA, para participar do Primeiro Encontro de Jovens da RBMA:

1 - Quem pode participar?

Jovens, com idade entre 18 e 35 anos no ato de inscrição que, no território da RBMA atendam ao conjunto dos seguintes critérios:

  • pessoas trabalhem com a temática ambiental e/ou desenvolvam pesquisas com meio ambiente e/ou trabalhem em órgãos públicos de meio ambiente – contribuindo com a conservação e/ou uso sustentável do bioma Mata Atlântica; 
  • moradores do bioma Mata Atlântica e/ou moradores no entorno das Zonas Núcleo da RBMA (Unidades de Conservação).

2 - Processo de inscrição.

Serão selecionados 2 jovens por estados, pelo Conselho Nacional da RBMA, para ser o ponto focal do Programa no Estado e fazer parte da Rede Nacional de Jovens da RBMA, como titular e suplente;

2.1- Quem pode indicar?

Conselheiros, Comitê Estadual da RBMA e Coordenadores dos Postos Avançados da RBMA.

2.2 - Como será o processo de seleção no caso de mais de dois jovens inscritos por cada Estado?

Os Comitês Estaduais e os Postos Avançados da RBMA, quando da indicação de candidatos ao CN-RBMA, de forma integrada e buscando atender ao número de dois indicados por cada Estado, sugerindo sua identificação como titular ou suplente, deverão identificar entre os candidatos aqueles que preencherem o maior número de requisitos indicados neste documento, em seu item “1 – Quem pode participar?”.

Após a indicação feita pelos Comitês Estaduais, caberá ao Conselho Nacional da RBMA referendar esta indicação ou selecionar dois jovens, na falta do Comitê Estadual ou de representação no Estado.

2.3 - Como Fazer a Inscrição?

O jovem deverá enviar uma carta assinada, justificando a razão de seu interesse em participar da Rede de Jovens da RBMA, ao Conselheiro, Comitê Estadual ou ao Posto Avançado da RBMA.

Ao Conselho Nacional da RBMA será enviada a carta, dos selecionados em cada estado, acompanhada da carta do representante do Conselho Nacional no Estado, endossando os pedidos selecionados.

3 – Compromissos assumidos pelos jovens que fizerem parte da Rede de Jovens da RBMA.

  • Estar engajado nas atividades da RBMA;
  • Tem compromisso com os princípios básicos da RBMA;
  • Atuar na conservação e/ou no uso sustentável do bioma Mata Atlântica;
  • Ter condições de comunicação;
  • Ter condições de participação;
  • Lutar pela defesa da igualdade social, pela defesa do meio ambiente e da cultura, e pela implementação das Objetivos do Desenvolvimento Sustentável do Milênio da ONU (agenda 2030) nas áreas da RBMA e no território brasileiro como um todo.

Observação

A missão desses jovens será de articular com os Comitês Estaduais e com os Postos Avançados da RBMA, em harmonia com os representantes no CN-RBMA em seus Estados, a criação de uma Rede de Jovens Estadual que dará suporte à Rede Nacional – Rede de Jovens da RBMA.

You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...