(11) 2208-6080 (11) 97584-7957 secretaria@rbma.org.br

A Mata Atlântica

Em 1500, quando os portugueses chegaram à costa brasileira, se depararam com uma extensa e exuberante floresta, a Mata Atlântica, que ocupava mais de 1 milhão e trezentos mil  quilômetros quadrados, cerca de 15% do atual território brasileiro (veja mapa abaixo). Mas não era à época, nem é atualmente, uma paisagem única e homogênea. Ela varia de norte a sul e do litoral para o interior conforme a temperatura e altitude e obedece a distintos regimes de chuvas, influenciados pela proximidade com o mar e pelas peculiaridades do relevo, solos e clima de cada região. Uma combinação singular entre esses fatores naturais fez da Mata Atlântica uma das florestas mais ricas em biodiversidade do Planeta. No sul da Bahia, numa área equivalente a apenas um campo de futebol, podemos encontrar mais de 450 espécies de árvores, além de centenas ou milhares de espécies crescendo sobre e sob as mesmas nos diversos estratos da floresta.

Cinco séculos depois e reduzida a menos de 12% de sua extensão original, está entre os cinco “hotspot” de biodiversidade mais críticos do planeta pelo grau de destruição e fragmentação que historicamente caracterizaram sua ocupação e exploração predatória dos recursos. Encontrar o equilíbrio entre conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento humano num domínio que envolve 17 estados brasileiros, onde vive cerca de 145 milhões de habitantes e se concentra  mais de70% da economia do país, é um grande desafio!

Mesmo assim, estima-se a ocorrência de mais de 20 mil espécies vegetais na Mata Atlântica, o que corresponde a aproximadamente 35% das espécies existentes no Brasil, das quais quase metade é de espécies endêmicas, que se encontram somente neste bioma. Essa riqueza é maior que de alguns continentes, a exemplo da América do Norte, que conta com 17 mil espécies vegetais e Europa com 12,5 mil. Infelizmente, dada a história de destruição, grande parte dessa flora está ameaçada de extinção. O mesmo se pode dizer da fauna que tem esta floresta como habitat.

Em relação à fauna, o bioma abriga, aproximadamente, 850 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e 350 de peixes (BRASIL. MMA, 2018 – Mata Atlântica). Esse é um dos motivos que torna a Mata Atlântica prioritária para a conservação da biodiversidade em nível mundial, o que fica claro no fato de que estão na Mata Atlântica 4 dos 7 Sítios do Patrimônio Natural reconhecidos pela Unesco no Brasil, 11 dos 25 Sítios Ramsar,  163 das 237 IBAs e ,principalmente por estar neste bioma  a maior de todas as Reservas da Biosfera da rede mundial do Programa MAB (Man and the Biosphere/Homem e Biosfera) da UNESCO, a qual inclui 686 Reservas em 122 países: a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Compartilhe!

You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...