(11) 2208-6080 (11) 97584-7957 secretaria@rbma.org.br

Território e Zoneamento

As Reservas da Biosfera são o principal instrumento do Programa MaB e compõe uma rede mundial que atualmente (2021) conta 727 Reservas da Biosfera, reconhecidas em 131 países, de áreas voltadas a Pesquisa Cooperativa, à Conservação do Patrimônio Natural e Cultural e à Promoção do Desenvolvimento Sustentável.

As Reservas da Biosfera, ainda que sejam declaradas pela UNESCO, são propostas por iniciativa de cada país e cabe integralmente a este país sua administração, considerando-se os princípios do Programa MaB

Para tanto, devem ter dimensões suficientes, zoneamento apropriado, políticas e planos de ação definidos e um sistema de gestão que seja participativo e desejavelmente paritário, envolvendo os vários segmentos e esferas de governo, da sociedade civil organizada, do setor cientifico, do

setor empresarial e das comunidades locais.

O desenho da RBMA é muito mais complexo que a figura conceitual original das reservas da biosfera, inicialmente indicada pela UNESCO, englobando centenas de zonas núcleo, extensas zonas de amortecimento envolvendo ou conectando essas zonas núcleo e incorporando também as figuras de Corredores Ecológicos, Mosaicos de Unidades de Conservação e Cinturões Verdes no entorno de áreas urbanas.

Para mais informações visite o site da UNESCO:
http://www.unesco.org/new/en/natural-sciences/environment/ecological-sciences/biosphere-reserves/

 

Zonas Núcleo

Uma ou mais áreas legalmente protegidas, com perímetro definido, cuja função principal é a proteção da biodiversidade.
Correspondem basicamente aos parques e outras unidades de conservação de proteção integral.

 

Zonas de Amortecimento

Estabelecidas no entorno das zonas núcleo, ou entre elas, tem por objetivos simultâneos minimizar o impacto sobre estes núcleos e promover a qualidade de vida das populações da área, especialmente as comunidades tradicionais. Em geral correspondem as áreas de mananciais, APAS e outras Unidades de Conservação de uso sustentável, áreas tombadas e outras regiões de interesse sócio ambiental.

 

Zonas de Transição

Se destinam prioritariamente ao monitoramento e à educação ambiental visando integrar de forma mais harmônica as zonas mais internas da Reserva com áreas externas, onde predominam usos e ocupação mais intensivos (urbanização, agricultura, indústria).

A RBMA abrange uma área de cerca de 89 milhões de hectares em 17 estados brasileiros: Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A RBMA inclui também áreas marinhas na zona costeira e ilhas oceânicas, como Fernando de Noronha, Atol das Rocas, Arquipélago São Pedro e São Paulo, ilhas de Trindade e Martim Vaz. Para cumprir suas funções as Reservas da Biosfera estabelecem os zoneamentos citados acima.

No caso da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA, as revisões foram feitas em sete fases, realizadas entre 1991 e 2018. Em sua última revisão, denominada “Fase 7”,  a Reserva passou a cobrir 66% do Bioma, com 89.687.000 ha, sendo cerca de 9.000.000 ha de zonas núcleo, 38.508.000 ha de zonas de amortecimento e 41.400.000 ha de zonas de transição.Considerando sua área total,  aproximadamente 73.238.000 ha correspondem a áreas terrestres e 16.449.000 ha a áreas marinhas, conforme tabelas e cartas que compõem o documento da Fase 7.

Com a nova delimitação a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica abrange os 17 Estados do Bioma, constituindo-se de um mosaico representativo das tipologias de vegetação do Bioma Mata Atlântica e de seus ecossistemas associados, de áreas de interação com outras reservas da biosfera e biomas brasileiros.

 

Você ainda pode baixar os mapas da FASE 7 da RBMA

 .  Alagoas  .  Bahia  .  Ceará  .  Espirito Santo  .  Goiás  .  Mato Grosso do Sul  .  Minas Gerais  .  Paraíba  .  Paraná  .  Pernambuco  .  Piauí . Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Santa Catarina Sergipe  .  São Paulo  .
Compartilhe!

You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...