Você já pensou em algum lugar que tenha praias cristalinas, dunas, tartarugas, baleias, restingas… e se neste mesmo lugar tivesse imersão em comunidades xamânicas, indígenas e atrativos que são referência em sustentabilidade? Pois é, você não precisa imaginar! Você pode conhecer, é aqui no Brasil, no litoral norte da Bahia.
Composto inicialmente por 9 Postos Avançados da RBMA, os quais já cumprem com suas funções de vitrines para exposição do que é uma Reserva da Biosfera, sendo ótimos exemplos para mostrar à sociedade a real integração entre sociedade e seu meio.
A área abriga em torno de 1000 espécies de animais e plantas, algumas ameaçadas de extinção. No local são desenvolvidas diversas atividades permanentes, como o reflorestamento com mais de 3 mil mudas plantadas, monitoramento de fauna, realização de pesquisas em parceria com instituições de ensino do Nordeste e ações educativas.
Salvador/BA
Sede do Centro de Ecologia e Conservação Animal – ECOA
Av. Prof. Pindo de Aguiar, 2589, Campus de Pituaçu – Bloco B
(71) 9 9977-8120 / 3206-7894 / 3206-7890
trilha@ucsal.br
Principais Atrativos: Trilha interpretativa guiada e onde se pode conhecer o bromeliário, o meliponário, o viveiro de mudas, um mini – SAF e as estações de mon- itoramento e restauração de clareiras naturais.
Funcionamento: Segunda a sexta das 9hs às 19hs – Necessario agendamento prévio.
O parque realiza atividades de Educação ambiental através do programa de trilhas interpretativas com escolas da rede pública e particular de ensino, visitantes e turistas nacionais e internacionais.
Salvador/BA Universidade Livre das Dunas e Restinga Rua Professor José Augusto Tourinho Dantas – 1001
(71) 9 8888-0188 / 9 9125-0861 / 3036-1399
trilhas@unidunas.com.br / www.unidunas.com.br
Principais Atrativos: Ecossistema de restinga com uma grande diversidade de fauna, flora e especies endêmi- cas, cordão de Dunas branquinhas fixadas pela restinga, Lagoas perenes que abrigam diversas especies no seu habitat natural, além das intermitentes que se formam com a grande quantidade de chuva no local.
Funcionamento: Segunda a sexta, das 8hs às 17hs e aos sábados das 8hs às 13hs.
Enraizada há 27 anos nas terras Tupinambás do Vale do Itamboatá, Terra Mirim é uma escola viva, onde a todo instante se está em aprendizado com a professora mestra: a Natureza.
Simões Filho/BA
Sede da Fundação Terra Mirim Centro de Luz
Rod BA 093 km 7, s/n, Caixa Postal 029 – Vale do Itamboatá
(71) 3199-2897 / 9 922-4804
comunicar@terramirim.org.br / www.terramirim.org.br
Principais Atrativos: Vivências, Cursos, Oficinas, Eventos e Espaços educativos e de cuidados com a saúde de forma profunda, templos dos 4 elementos, templo de meditação, casa dos mestres, casas do Sol e da Lua, hortas, laboratório de alquimia, quitanda, espaço de convivência comunitária Pachamama e coworking e biblioteca Abya Yala).
Funcionamento: Segunda a sexta, das 8hs às 16hs. Tradicio- nalmente, todos os sábados pela manhã acontece o Mutirão (gratuito).
O Projeto Tamar é reconhecido pelo seu trabalho de pesquisa e conservação da biodiversidade e beleza natural da região da Praia do Forte na Bahia, sendo o seu museu um dos 5 mais frequentados do Brasil.
Mata de São João/BA
Av. Farol Garcia dVila, s/n – Praia do Forte
(71) 3676-1045 / 3676-0321 / 8127-2010 / centrodevisitantes@tamar.org.br / www.projetotamar.org.br
Principais Atrativos: Tanques e aquários com exemplares da fauna marinha da região, tanques interativos, espaço com animais de profundidade, multimídia, exposição permanente de painéis fotográficos, loja, restaurante e apresentações culturais.
Funcionamento: Diariamente das 08:30hs às 17:30hs.
A reserva Sapiranga abriga fauna endêmicas e ameaçadas de extinção, estando inserido em uma Zona de Proteção Rigorosa no zoneamento ecológico-econômico do Litoral Norte da Bahia.
Mata de São João/BA
Reserva Sapiranga
Alameda do Farol, s/n – Praia do Forte
(71) 3635-1310 / 9 9640-1509
sapiranga@fgd.org.br / www.fgd.org.br/index.html
Principais Atrativos: 8 trilhas com diferentes níveis de dificuldade com possibilidade de observaçao de aves e outros animais e belas paisagens. a atividades como tirolesa, passeios de caiaque, quadriciclo e bicicleta.
Funcionamento: Diariamente, das 8hs às 17hs Agendamento previo para visita de grupos.
O Parque Klaus Peters é conhecido por abrigar mais de 180 espécies de aves, sendo excelente opção para os observadores profissionais e amadores.
Mata de São João/BA
Av. do Farol, 53 – Praia do Forte
(71) 3635-1310 / 9 9640-1509
meioambiente.seplan@gmail.com / www.matadesaojoao.ba.gov.br
Principais Atrativos: O Parque possui uma trilha pavi- mentada sinalizada, oferecendo ótimas condições para caminhadas, passeios de bicicleta e contemplação da natureza. A passeios a cavalo nas dunas e de barco lagoas.
Funcionamento: Diariamente, das 8hs às 18hs.
É o único centro interpretativo do Brasil dedicado especialmente às baleias-jubarte e ao ambiente onde vivem. O espaço conta com um anfiteatro coberto, painéis informativos e réplicas em tamanho natural.
Mata de São João/BA
Av. do Farol, 2907 – Praia do Forte
ibj.praiadoforte@baleiajubarte.org.br / www.baleiajubarte.org.br
Principais Atrativos: Esqueleto, réplicas, vídeos, visitas guiadas numa área verde com espécies da fauna e flora nativas da Mata Atlântica e Restinga.
Funcionamento: terça a domingo das 09h30 às 18hs (atendimento a grupos com agendamento).
É um espaço naturista que tem como princípio o respeito por si próprio, pelo outro e pela natureza, conforme orientações da FBrN (Federação Brasileira de Naturismo) e INF (International Naturist Federation), o qual é associado.
Entre Rios /BA
Ecoparque da Mata
BA 520 km 02 – Massarandupió
(71) 9 9701-0101 / 9 9908-1754
www.ecoparquedamata.com.br / ecoparquedamata@gmail.com
Principais Atrativos: Área com 36ha de mata atlântica,
trilhas ecológicas, rio com piscina natural, piscina para banho de argila medicinal, centro holístico para atendimentos diversos, habitações bio-construídas. Na Reserva Ecológica tem o “Portal Tupinambá” , centro de visitação e reconhecimento das culturas indígenas, com apresentações culturais, produção e venda de artesanatos da tribo Karirí –Xocó e Fulni-ô.
Desta Reserva Ecológica é possível ter acesso, por trilha interna ao Quilombo Massarandupió (reconhecido pela Fundação Pal- mares). O Ecoparque da Mata funciona para visitações e também para hospedagem no sistema Hostel.
Funcionamento: Das 8hs às 16hs (hospedagem mediante reserva).
Pertencente à Bracell Florestal, é situada entre os municípios de Entre Rios e Itanagra, sendo a maior reserva particular do patrimônio natural do Litoral Norte da Bahia, sendo importante fonte de dados para pesquisas científicas de fauna e flora silvestres.
Entre Rios /BA
Localizada nos Municípios de Entre Rios e Itanagra/BA
(75) 3423-9900 / 9 9832-2431
meryellen_oliveira@bracell.com / www.bracell.com
Principais Atrativos: Atividades turismo cientifico e atividades de educação ambiental, devido ao seu grau conservação, e as diversas pesquisas científicas da fauna e flora em desenvolvimento na área.
Funcionamento: Visita agendada.
– Entre em contato prévio com a administração da área que vai visitar para tomar conhecimento dos horários de funcionamento, regulamentos e eventuais restrições existes.
– Informe-se sobre as condições climáticas do local e consulte a previsão do tempo antes de qualquer atividade em ambientes naturais
– Escolha as atividades que você vai realizar na sua visita conforme o seu condicionamento físico e seu nível de experiência.
– Certifique-se que você possui uma forma de acondicionar seu lixo (sacos plásticos), para trazê-lo de volta ou depositá-lo nos locais adequados.
– Proteja o patrimônio natural e cultural dos locais visitados. Respeite as normas existentes e denuncie as eventuais agressões observadas.
– Não alimente os animais silvestres. Aprecie sua beleza no local, sem agredir a natureza e dando a mesma oportunidade a outros visitantes.
– Tire apenas fotografias, deixe apenas suas pegadas, mate apenas o tempo e leve apenas suas memórias.
– Aproveite para conhecer os hábitos, a história e a cultura local e faça de sua vida uma oportunidade de intercâmbio cultural, de ampliar sua rede de amigos e contribuir para a conservação e a sustentabilidade na Mata Atlântica.
– Valorize o artesanato local, os produtos e serviços sustentáveis e as comunidades da região.