O PRÊMIO MURIQUI foi instituído em 1993 pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, em sua 2ª Reunião realizada em Domingos Martins – ES, com o objetivo de incentivar ações que contribuam para a conservação da biodiversidade, o fomento e divulgação dos conhecimentos tradicional e científico e a promoção do desenvolvimento sustentável na área da Mata Atlântica. O Prêmio Muriqui é reconhecido hoje como uma das mais importantes homenagens às ações ambientais no país.
Dois prêmios são outorgados anualmente pelo Conselho a pessoas físicas e entidades públicas e privadas, nacionais ou internacionais que tenham se destacado por suas atividades. Excepcionalmente, por razões especiais, mais dois prêmios especiais no máximo podem ser atribuídos no mesmo ano.
Esta homenagem é constituída de uma estatueta de bronze representando um Muriqui (Brachyteles arachnoides e B. hypoxanthus) e de um diploma que é entregue em cerimônia festiva, aos benfeitores desse ecossistema. Os premiados são escolhidos através de voto dos conselheiros, através de meios eletrônicos apropriados, e entregues preferencialmente nas reuniões ordinárias anuais do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, ou na Semana Mata Atlântica do ano subsequente.
O Muriqui é o animal símbolo da RBMA e o maior primata da América do Sul.
Artigo 1° – Fica instituído o Prêmio Muriqui, pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, visando incentivar ações para a concretização da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
Artigo 2° – Poderão receber o Prêmio Pessoas Físicas ou Jurídicas, Públicas ou Privadas, Nacionais ou Internacionais, que tenham se destacado por suas atividades em benefício da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
Artigo 3° – O Bureau depois de realizar consultas fica responsável por indicar, ao Conselho da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, nomes de entidades e/ou personalidades potenciais para premiação, cabendo a este a decisão final.
Artigo 4° – Serão premiados ordinariamente 2(dois) entidades e/ou personalidades. § Extraordinariamente, o número de prêmios poderá ser aumentado até o limite máximo de 3 (três) prêmios. § As entidades e/ou personalidades serão premiadas sem ordem de classificação.
Artigo 5° – O prêmio será outorgado anualmente, sendo que a divulgação dos premiados será feita durante o Seminário e sua entrega até o final do mês subsequente.
O texto a seguir é de uso interno do Conselho Nacional e do seu Bureau, e complementa o Regulamento:
Este Prêmio foi instituído pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica em decisão tomada na sua II Reunião do Conselho Nacional, realizada em maio de 1993, na Cidade de Domingos Martins – ES.
OBJETIVOS – Reconhecer e dar destaque aos trabalhos mais significativos realizados em prol da conservação da Mata Atlântica e da valorização do Desenvolvimento Sustentado em suas áreas de abrangência. Ou seja em prol da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica do Sistema MAB-UNESCO;
FORMA – Constará o Prêmio de uma estatueta de bronze e um diploma assinado pelo Presidente do Conselho;
FREQUÊNCIA – Este Prêmio deve ser outorgado anualmente com a maior divulgação possível, para assim cumprir o seu objetivo;
PREMIAÇÃO – Serão concedidos, anualmente, 2 prêmios, em duas categorias: um para instituições e o outro para personalidades; § Único – Excepcionalmente poderá ser concedido um Prêmio a mais em cada ano;
Clique no botão abaixo e preencha o formulário para a indicação dos concorrentes até o dia 31 de julho!
2023
2023
2023
2023
2022
2022
2022
2022
2021
2021
2021
2021
2021
2020
2020
2020
2020
2020
2019
2019
2019
2019
2018
2018
2018
2018
Especial 20 Anos da RBMA
Especial 20 Anos da RBMA
Especial 20 Anos da RBMA
Especial 20 Anos da RBMA
Especial 20 Anos da RBMA
Especial 20 Anos da RBMA
Especial 20 Anos da RBMA
(in memorian)
(in memorian)
(in memorian)
(in memorian)
(in memorian)