Estabelecido a partir de 2011, este é atualmente um dos mais exitosos programas da RBMA, envolvendo um número crescente de empresas na implementação das diretrizes do Programa MAB e na consolidação da Reserva da Biosfera como um dos principais promotores da articulação entre conservação e desenvolvimento preconizados nos Planos de Ação de Madri (2008) e de Lima (2016). Com foco nas empresas de base territorial (mineração, energia e agrícola) o Programa visa identificar e valorizar os ativos ambientais (florestas, rios, cavernas, fauna, patrimônio histórico e arqueológico, dentre outros) existentes nas propriedades de grandes empresas, gerando benefícios para as empresas e para a Sociedade em geral.
Iniciado a partir de uma cooperação técnica inovadora entre a RBMA, a Votorantim Cimentos e a Sociedade Brasileira de Espeleologia, o Programa já promoveu a conservação de muitos desses ativos e vem contribuindo para a promoção da cultura da sustentabilidade no meio empresarial brasileiro. Em franca expansão o Programa atua em várias regiões da Reserva especialmente na elaboração de “Planos de Gestão Territorial Sustentável – PGTS” para empresas e suas propriedades.
Também vinculado ao Programa está o recém-criado “Título Empresa Amiga da Mata Atlântica” concedido por iniciativas de conservação e desenvolvimento sustentável no bioma, e que contribuem financeiramente para a implementação do conjunto de Programas e Projetos da RBMA. Atualmente (2020) seis empresas já receberam o “Título” da Reserva da Biosfera.