(11) 2208-6080 (11) 97584-7957 secretaria@rbma.org.br

NOTÍCIAS DA RBMA

Confira as novidades sobre a Mata Atlântica
28
maio

A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA aprova três novos Postos Avançados

A RPPN Duas Cachoeiras, localizada no município de Amparo,  a Sede do Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha, localizada no município de Ubatuba, ambas no Estado de São Paulo e a Estação Ambiental Mangue Pequeno/Fundação Brasil Cidadão, localizada no município de Icapuí, no Estado do Ceará, receberam o Título de Postos Avançados da RBMA, durante a 29ª Reunião do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – CN-RBMA, realizada, forma  virtual, no dia 26 de maio, durante as comemorações da Semana Mata Atlântica 2021.

Os Postos Avançados (P.A.) são verdadeiras “Vitrines” da Reserva da Biosfera e demonstram na prática a implementação dos princípios do Programa MAB da UNESCO. Para que um local (Áreas Protegidas, Centros de Pesquisa, Núcleos de Educação Ambiental e outros) seja reconhecido como P.A. da RBMA é necessário que ali se desenvolvam de forma permanente e exemplar pelo menos duas das três funções de uma Reserva da Biosfera (conservação, desenvolvimento sustentável e conhecimento tradicional e científico). O título é concedido pelo Conselho Nacional da RBMA com validade de quatro anos, renováveis por tempo indeterminado mediante processo bastante rigoroso. A grande procura pelo título e por sua renovação atestam o grande sucesso deste Programa desde sua criação em 1993.

Atualmente (2021) a RBMA conta com 67 Postos Avançados, reconhecidos em 13 Estados. Juntamente com os Comitês e Sub-Comitês Estaduais e seus projetos em campo os Postos Avançados consolidam a implementação do programa MAB/UNESCO em seu território.

O Posto Avançado da RBMA RPPN Duas Cachoeiras vem desde 1985 desenvolvendo  trabalhos de conservação e restauração ecológica e desenvolve atividades de pesquisa de flora, fauna e valoração de serviços ambientais.

O Instituto Argonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades.

A Fundação Brasil Cidadão para Educação, Cultura, Tecnologia e Meio Ambiente é referência na criação, desenvolvimento e divulgação de tecnologias sociais, implantadas no município de Icapuí, litoral leste do Ceará, e replicadas em diversas localidades dentro e fora do Estado.

 

Compartilhe!

Deixar um comentário

You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...