Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD) completa 30 anos
Hoje, dia 02 de agosto, os motivos para comemoração vêm em dose dupla: comemora-se o dia internacional do mico-leão-dourado e os 30 anos da Associação Mico-Leão-Dourado.
A AMLD é um posto avançado da RBMA desde 2019 e tem como principal objetivo promover a conservação da Mata Atlântica na baixada costeira do RJ, lar do mico-leão-dourado.
A perda de habitat, o tráfico ilegal de primatas e a morte de micos por epidemias como a febre amarela, ameaçam a conservação da espécie.
Esforços de instituições como a AMLD, de cientistas, educadores, gestores públicos, conservacionistas e das comunidades locais, tem sido fundamental para superar esses desafios. Zoológicos de todo o mundo também tem seu papel, ao auxiliar no trabalho de reintrodução dos animais na natureza.
O mico-leão-dourado
Os micos- leões- dourados ( Leontopithecus rosalia ), são primatas endêmicos da Mata Atlântica que quase foram extintos na década de 1970, chegando a uma população de apenas 200 micos. Essa iminência de extinção gerou diversas iniciativas de conservação da espécie que duram até hoje. Apesar de todos os esforços, somente nos anos 2000, que a população de micos-leões-dourados conseguiu chegar a 1000 indivíduos na natureza, o que não foi suficiente para retirar a espécie da lista de ameaçados de extinção.
São animais que possuem distribuição muito restrita, sobrevivendo apenas em poucas florestas fragmentadas do Rio de Janeiro. Vivem em pequenos grupos de até 06 indivíduos que são bastante cooperativos entre si e se alimentam basicamente de pequenos insetos, larvas, frutos e néctar de flores. A gestação dura em média 4 meses e é muito comum nascer gêmeos entre os micos.
Foi a única espécie da fauna brasileira a ser escolhida pela população para estampar a nota de 20 reais, através de votação pública em 2002, o que demonstra a sua popularidade.
O mico-leão-dourado é uma das espécies mais carismáticas do mundo. Pesando cerca de 0,5kg, esse primata já é conhecido por quase todos os brasileiros.