Comunidades quilombolas participam de Oficina sobre Turismo de Base Comunitária
Projeto “Desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária em Porto de Pilões e Maria Rosa” fomenta a multiplicação dos saberes tradicionais e modo de vida integrado ao desenvolvimento socioeconômico.
Foi realizada na segunda-feira (20/02), a primeira oficina de planejamento participativo do Projeto “Desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária em Porto de Pilões e Maria Rosa”, no quilombo de Maria Rosa, localizado no município de Iporanga/SP. O trabalho foi aprovado por meio de uma Emenda Parlamentar da Deputada Marina Helou, junto à Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo.
Além das comunidades de Porto de Pilões e Maria Rosa, foram incluídas outras seis comunidades quilombolas: André Lopes, São Pedro, Ivaporunduva, Galvão, Sapatu e Nhunguara, que fazem parte da APA Quilombos do Médio Ribeira. Essa proposta é uma estratégia de atuação conjunta das comunidades e tem como base os princípios da economia solidária: autogestão, cooperação e sustentabilidade.
De maneira geral, o projeto visa fortalecer a possibilidade de desenvolvimento consolidado do Turismo de Base Comunitária que, em longo prazo, garante a multiplicação dos saberes tradicionais e modo de vida integrado ao desenvolvimento socioeconômico.
Nesta primeira etapa, foi realizada uma rodada de apresentação entre todos os presentes e algumas dinâmicas de planejamento participativo em grupo. Além disso, foram definidos os participantes de cada comunidade que realizarão os cursos previstos pelo projeto: de monitor ambiental, das oficinas de segurança alimentar, meios de hospedagem e técnicas de bem receber, observação de aves, empreendedorismo e mídias digitais.
Também durante a oficina, foi oficializado o comitê de organização local e definidas as datas das próximas etapas que ocorrerão ao longo do ano.
O projeto, executado por meio do Instituto Amigos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (IA-RBMA) contou com a presença da coordenadora do programa de Turismo da RBMA e coordenadora geral do projeto, Ana Lopez; do coordenador de Cooperação Internacional da RBMA, ex-presidente do Conselho Nacional, 1º Diretor do PETAR e pesquisador do Vale do Ribeira, Clayton Lino; da coordenadora Pedagógica e consultora técnica do IA-RBMA, Patrícia Rossi; do secretário executivo da Rede de Jovens da RBMA e consultor técnico do IA-RBMA, Rafael Juan; dos monitores ambientais e assistentes de coordenação, Eduardo Rodrigues Netto e Murilo Muller; do representante do Parque Estadual da Caverna do Diabo, Eduardo Rodrigues; do gestor da APA Quilombos do Médio Ribeira, Rodrigo Aguiar; do coordenador da Comunidade Quilombola de Pilões, Mike Rodrigues da Cunha, além do coordenador da Comunidade Quilombola de Maria Rosa, Márcio Alves da Silva.