Nota de Falecimento do Professor Alceo Magananini
O Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica tem o pesar de comunicar o falecimento do Professor e Agrônomo Alceo Magananini, um dos mais respeitados ambientalistas brasileiros, membro do grupo que delimitou a parte sul da Amazônia e um dos organizadores do Código Florestal Brasileiro de 1965. Foi o primeiro diretor do Parque Nacional da Tijuca. O Professor Alceo formou-se em Agronomia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 1948 e especializou-se em Ecologia e Conservação da Natureza, além dos cursos realizados no Brasil e nos Estados Unidos sobre Zoologia, Ecologia, Biogeografia, Edafologia, Forestry Leadership e Administration on National Parks and Equivalent Areas.
Só temos a agradecer por seus ensinamentos e por tudo que fez pelo planeta, pela RBMA e por cada um de nós. Sentiremos muitas saudades. Faça sua passagem na merecida paz e prossiga por seus novos caminhos. Lamentamos o ocorrido e oferecemos aos familiares nossas condolências, bem como nossos mais estimados préstimos.
Nosso querido Professor, sempre lúcido, gentil, companheiro, batalhador convicto pelo ambiente e sociedade justa. Nos fará muita falta e será nosso guia na continuidade do muito que ainda precisa ser feito.