[ivory-search id="9823" title="Default Search Form"] secretaria@rbma.org.br[prisna-google-website-translator]

NOTÍCIAS DA RBMA

Confira as novidades sobre a Mata Atlântica
01
dez

Premiados do Prêmio Muriqui 2022

Na tarde do dia 23 de novembro durante a realização do primeiro dia da 11ª Reunião Extraordinária CN-RBMA foi divulgado aos Conselheiros da Reserva o resultado dos vencedores do Prêmio Muriqui 2022, na categoria pessoa física o vencedor foi Valdenor Oliveira Andrade – “Waldo” (Cacique Gobi Boré e guerreiro incansável na luta pelos direitos dos povos tradicionais), na categoria pessoa jurídica o vencedor foi o Instituto Iniciativa Popular Trilha das Flores (coletivo independente e com altivez política e pacífica, promotor da cultura de paz e harmonia da comunidade com a área florestal), na categoria pessoa física especial a vencedora foi Maurizélia Brito –“Zelinha do Atol das Rocas” (pesquisadora e servidora de carreira do Instituto Chico Mendes, dedicou ao Atol das Rocas 30 dos seus 56 anos de vida) e na categoria pessoa jurídica especial o vencedor foi o Programa MapBiomas (Projeto de mapeamento anual do uso e cobertura da terra no Brasil).

 

Prêmio Muriqui Pessoa Física 2022

VALDENOR OLIVEIRA ANDRADE – “WALDO”

Na Bahia Encantado com o litoral norte de Salvador e região, “Waldo” se instalou com a família onde foi professor e diretor de importantes escolas no município de Camaçari, nas comunidades de Catú de Abrantes e Arembepe, onde incansavelmente, e com auxílio de grandes amigos e parceiros, trabalhou na conscientização e desenvolvimento das comunidades e alunos, formando e liderando mutirões de limpeza das praias, plantio de árvores, criação de cooperativas entre outros. Também foi um importante canal para agregar seus alunos às empresas locais para conseguirem seu primeiro emprego com capacitação e indicação em via direta, fazendo um pouquinho mais do que o trivial de um profissional/diretor de educação. Anos mais tarde, já no município de Entre Rios, litoral norte da Bahia, Waldo adquire uma terra já vislumbrando o seu projeto destaque na região: direcionou parte desta área particular para o desenvolvimento da Ecovila da Mata Naturista, local onde as moradias são desenvolvidas com conceito de construção sustentável e integração com a Natureza, pautadas em pelo menos 10 itens ecológicos, com técnicas de bioconstrução, em clareiras existentes dentro de um remanescente de Mata Atlântica em estágio avançado de regeneração com aproximadamente 80 mil metros quadrados. Outro grande marco de seus desenvolvimentos foi à destinação de parte da sua área para a implantação do Eco parque da Mata, espaço aberto à visitação pública e direcionado para desenvolvimento de vivências, cursos, imersões, abrindo espaço para o Xamanismo e desenvolvimento do ser humano através da expansão da consciência e espiritualidade, o que ele denomina ecologia espiritual. Neste espaço são também desenvolvidos terapias e vivências de cura buscando a reconexão do ser humano com a força sagrada da natureza. Entre estas ações destacam-se a busca da visão, a virada da expansão e oficinas de saberes ancestrais, trabalhando o reconhecimento espiritual humano, a ancestralidade e a religação sagrada com a natureza. Grande parte da área destinada para o Eco Parque da Mata era de uma grande pastagem a qual vem passando por processo de restauração da vegetação, idealizada por Waldo, e hoje já se encontrando com vegetação nativa.

 

Prêmio Muriqui Pessoa Jurídica 2022

INSTITUTO INICIATIVA POPULAR TRILHA DAS FLORES

O movimento ambiental Trilha das Flores um coletivo orgânico fundado por moradores e Ambientalistas do Parque São Bartolomeu e Parque Pirajá em Salvador. O movimento surgiu no final de 2019 fomentando atividades ambientais e de Educomunicação ambiental. Em 2020 foram desafiados com grave problema ambiental no parque São Bartolomeu, um lixão clandestino na Estrada do Cobre, a menos de 700 metros da cachoeira de São Bartolomeu (Oxumarê). Naquele momento o coletivo Trilha das flores mobilizou as instituições públicas, sociedade civil e comunitária para zerar o lixão. Num ambiente complexo e de abandono do ambiente foi necessário a execução de ações multidisciplinares, visto a frequência de pessoas vivendo no lixão, animais abandonados, insegurança, poluição e risco a saúde pública, o posto de saúde era ao lado do lixão. Em cinco meses foi zerado e o espaço regenerado e monitorado para não retorna o lixão. Foram 75 caçambas de Lixo e entulho recolhido pela empresa de coleta de lixo local. A segunda grande ação da Trilha das Flores é o ativismo e Educomunicação na luta pela preservação e conservação das cachoeiras, do rio e da área Florestal. A terceira ação é o incentivo a prática esportiva no parque São Bartolomeu e Parque Pirajá, estimulando esporte de natureza como caminhadas, trilha interpretativa, rapel, tirolesa, slackline, escola de Arquearia e escola de natação na lagoa do cobre. Tudo isso envolvendo a comunidade na agenda do Empreendedorismo ambiental e comunitário. Hoje o movimento ambiental Trilha das Flores é um coletivo independente e com altivez política, pacífica promovendo a cultura de paz e harmonia da comunidade com a área florestal.

 

Prêmio Muriqui Especial Pessoa Física 2022

MAURIZÉLIA BRITO –“ZELINHA DO ATOL DAS ROCAS

Apesar do Atol das Rocas ser um ambiente de natureza selvagem, e de características extremas, Zelinha fez sua carreira profissional e sua morada. Era necessário alguém de extrema coragem para lidar com o Atol. Alguém que conseguisse superar as barreiras das exaustivas viagens, do isolamento causado pelo distanciamento, da falta de conforto e segurança – uma vez que ela e sua equipe eram constantemente ameaçadas por pescadores que tinham costume de pescar ilegalmente nos limites do reserva.

Sua vida após a nomeação de chefe da Reserva se tornou dedicação exclusiva ao Atol das Rocas. Seu recorde de isolamento foram 10 meses em um ano (durante a pandemia). A falta de uma titulação acadêmica não retirou de Zelinha a maior formação de todas: aquela que se aprende ao decorrer de anos de experiência em campo. Zelinha conhece cada ambiente do Atol e é a maior especialista deste ambiente no Brasil. Como gestora ela é responsável pelo monitoramento, fiscalização e pela autorização de toda pesquisa feita por lá. Na chegada dos pesquisadores, toda uma rotina é montada para que a pesquisa aconteça da forma mais harmônica possível com o ambiente.

Hoje, Zelinha é considerada uma referência mundial no que se trata de conservação de áreas marinhas no Brasil. Reconhecida, respeitada pelos seus colegas, por instituições de ensino e pesquisa, órgãos ambientais federais, estaduais e municipais e organizações não governamentais. É constantemente solicitada para palestras e lives onde relata sua experiência como gestora do único atol do Brasil.

 

Prêmio Muriqui Especial Pessoa jurídica 2022

MAPBIOMAS

O MapBiomas é uma iniciativa do SEEG/OC (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima) e é produzido por uma rede colaborativa de co-criadores, formada por organizações da sociedade civil- OSC, universidades e startups de tecnologia. Produzem mapeamento anual da cobertura e uso do solo e monitoramento da superfície de água e cicatrizes de fogo mensalmente com dados a partir de 1985. Validam e elaboram relatórios para cada evento de desmatamento detectado no Brasil desde janeiro de 2019, por meio do MapBiomas Alerta.

Têm por propósito revelar as transformações do território brasileiro por meio da ciência, com precisão, agilidade e qualidade, e tornar acessível o conhecimento sobre a cobertura e o uso da terra, para buscar a conservação e o manejo sustentável dos recursos naturais, como forma de combate às mudanças climáticas.

Tem por características o trabalho em Rede com instituições responsáveis por diferentes biomas e temas transversais para otimizar as soluções; o processamento distribuído e automatizado dos dados através de parceria com Google Earth Engine; a Plataforma aberta, multiplicável e com possibilidade de aplicação em outros países e contextos; e a Plataforma colaborativa – desenhada para incorporar e acolher as contribuições da comunidade científica e demais interessados em colaborar (para maiores informações acesse o site MapBiomas: https://mapbiomas.org/).

 

O PRÊMIO MURIQUI

Em um cenário tão desafiador quanto o de 2022, estes quatro ganhadores se destacaram por mostrarem excelência em suas práticas, que são exemplares na preservação e manutenção do Bioma da Mata Atlântica, representada no Muriqui que além de ser o animal símbolo da RBMA e o maior primata da América do Sul.

A Presidência do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica se junta a seus conselheiros e sociedade como um todo para parabenizar os ganhadores e lhes desejar felicitações por mais este importante reconhecimento das suas ações desenvolvidas.

Leave a Reply

You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...