O principal objetivo do Programa de Jovens da RBMA é estabelecer uma estrutura geral para melhorar o desenvolvimento socioeconômico dos jovens que vivem na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA e apoiar seu engajamento na luta pela Conservação da Biodiversidade, pelo Desenvolvimento Sustentável e pelo Apoio à Educação, Ciência e Pesquisa – os três princípios básicos das Reservas da Biosfera em todo planeta.
Sua estratégia do programa está pautada em duas abordagens complementares: nas visitas às áreas de conservação da natureza, inicialmente naquelas próximas às capitais, e no interior de cada um dos 17 Estados que integram a RBMA; e no intercâmbio, por meio de troca de experiências e de realização de eventos.
Construído tendo como premissa que os jovens são parceiros, atores e detentores de conhecimento que fazem parte de todas as etapas do processo de tomada de decisões (estratégicas, planejamento, implementação e avaliação), o programa trabalhará em estreita colaboração com os jovens do território da RBMA, para identificar os principais desafios que enfrentam.
No entanto, ciente das diferenças regionais, estaduais e locais, considerando a espetacular heterogeneidade (em crenças, religião, gênero, educação etc.) e a ampla faixa etária que caracteriza a juventude brasileira, a estrutura geral do programa deve ser vista como uma diretriz para adaptações em cada região, apoiando a construção de diagnósticos mais precisos e busca de soluções para enfrentar seus principais desafios específicos.
Assim, reforçamos as funções básicas da RBMA como estratégias educativas de visão construtiva e de filosofia preventiva na valorização individual para a relação coletiva no ambiente onde os jovens vivem e interagem.
Professor de Geografia
Gestão 2022 / 2023
Bióloga – Doutora em Ecologia
Gestão 2022 / 2023
Turismólogo
Gestão 2022 / 2023
Professor de Geografia
Gestão 2020 / 2022
O Programa de Jovens da RBMA foi criado em novembro de 2019, durante o Encontro Anual da RBMA realizado no município de Mata de São João Estado da Bahia, com a missão de formar uma Rede de Jovens Atuantes no Território da RBMA que possam ter mais instrumentos no protagonismo junto às ações de conservação, desenvolvimento sustentável e pesquisa na área da Reserva, desde agora e no futuro que se aproxima.
Ele é fruto dos diversos trabalhos desenvolvidos com e por jovens pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e atende à demanda internacional do Programa MaB/UNESCO, com o objetivo de integrar e preparar as novas gerações, para assumir a missão de defender as RBs, buscando novas energias para implantar suas três funções básicas.
O programa atende à demanda atual e global de problematização sobre questões ambientais e a urgência na melhor organização social das comunidades para a criação e irradiação das soluções possíveis identificadas em escala pontual (bairros e regiões) em contexto macro (cidades e metrópoles), reforçando a inserção dos jovens na temática ambiental, uma das linhas de ação da UNESCO por meio de seus encontros de Jovens.
Instrumentalizar os jovens para o uso ordenado dos recursos naturais e valorizar culturalmente seu saber prévio, envolve a prospecção e a criação de tecnologias voltadas à sustentabilidade que permita alcançar, em curto e médio prazo, melhoria da qualidade de vida da coletividade – valorizando estes atores sociais também como agendes multiplicadores dessas ideias.
O Conselho Nacional da RBMA será responsável pela seleção dos jovens dos 17 Estados da RBMA (“Jovens Biosféricos da MATA ATLÂNTICA”), indicados pelos Comitês Estaduais e pelos Postos Avançados da RBMA, seguindo os critérios ao lado, para participar do Primeiro Encontro de Jovens da RBMA, que ocorrerá em São Paulo, SP, em data a ser definida.
Jovens, com idade entre 18 e 35 anos no ato de inscrição que, no território da RBMA atendam ao conjunto dos seguintes critérios:
Serão selecionados 2 jovens por estados, pelo Conselho Nacional da RBMA, para ser o ponto focal do Programa no Estado e fazer parte da Rede Nacional de Jovens da RBMA, como titular e suplente;
Conselheiros, Comitê Estadual da RBMA e Coordenadores dos Postos Avançados da RBMA.
Os Comitês Estaduais e os Postos Avançados da RBMA, quando da indicação de candidatos ao CN-RBMA, de forma integrada e buscando atender ao número de dois indicados por cada Estado, sugerindo sua identificação como titular ou suplente, deverão identificar entre os candidatos aqueles que preencherem o maior número de requisitos indicados neste documento, em seu item “1 – Quem pode participar?”.
Após a indicação feita pelos Comitês Estaduais, caberá ao Conselho Nacional da RBMA referendar esta indicação ou selecionar dois jovens, na falta do Comitê Estadual ou de representação no Estado.
O jovem deverá enviar uma carta assinada, justificando a razão de seu interesse em participar da Rede de Jovens da RBMA, ao Conselheiro, Comitê Estadual ou ao Posto Avançado da RBMA.
Ao Conselho Nacional da RBMA será enviada a carta, dos selecionados em cada estado, acompanhada da carta do representante do Conselho Nacional no Estado, endossando os pedidos selecionados.
A missão desses jovens será de articular com os Comitês Estaduais e com os Postos Avançados da RBMA, em harmonia com os representantes no CN-RBMA em seus Estados, a criação de uma Rede de Jovens Estadual que dará suporte à Rede Nacional – Rede de Jovens da RBMA.