O Programa de Turismo Sustentável, visa apoiar o desenvolvimento do turismo de base comunitária no bioma Mata Atlântica. Contempla o fortalecimento de processos de mobilização, formação e fortalecimento comunitário, com vistas a auxiliar na dinamização da economia local e no desenvolvimento social, promovendo dessa forma, a participação e envolvimento das comunidades no planejamento, na execução e gestão da atividade turística.
O Programa atua na elaboração de Políticas Públicas para o fomento do turismo sustentável; Apoio ao Uso Público nas Unidades de Conservação; Capacitação e Qualificação Profissional e Apoio a Projetos de Base Comunitária.
O Programa foi criado em 1998 e ao longo desses anos desenvolveu diversos projetos e ações, com destaque para:
Capacitação do receptivo Local, por meio da realização de Cursos de formação básica e avançada de monitores/condutores locais; Cursos de Planejamento e Gestão Sustentável de Meios de Hospedagem e Agências/Operadoras; Cursos de qualificação profissional de gerentes e funcionários de pousadas e agencias/operadoras; Cursos para implantação de normas de turismo de aventura e norma para a gestão sustentável de Meios de Hospedagem;
Apoio as ações de Uso Público em Unidades de Conservação e em áreas privadas, por meio de estudos e manejo de atrativos naturais; apoio ao ordenamento da visitação turística; inventário de atrativos e potencialidades.
Recentemente a RBMA, lançou os “Roteiros da Biosfera”, que são circuitos turísticos reconhecidos pela RBMA que integram atrativos caracterizados por produtos, equipamentos, eventos e serviços associados ao uso sustentável da sociobiodiversidade. Tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável nos destinos turísticos inseridos na RBMA, promovendo de forma integrada e participativa um turismo da sustentabilidade que valorize a paisagem, a conservação dos recursos naturais, os produtos e serviços associados à natureza e cultura regionais.
Em 2019 foi lançado o primeiro Roteiro da Biosfera, trata-se do Roteiro da Biosfera da Costa dos Coqueiros da Bahia, que é composto inicialmente pelos seguintes Postos Avançados da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica: ECOA; Parque das Dunas de Salvador; Fundação Terra Mirim; Parque Klaus Peters; Projeto TAMAR; Instituto Baleia Jubarte/IBJ; Reserva Sapiranga- Parque Sauipe; Ecoparque da Mata e RPPN Lontra.
Roteiro Caiçara: Nos Caminhos de Paraty,” produto final do projeto: Implantação do Roteiro Integrado de Turismo de Base Comunitária na Península da Juatinga/RJ.