Projeto “Capacitação de receptivo em Turismo de Base Comunitária na comunidade Ribeirão – município de Iporanga – Vale do Ribeira/SP”
fomenta o desenvolvimento socioeconômico para o Turismo de Base Local a partir da formação especializada em atividades do receptivo turístico.
O IA-RBMA em parceria com o Instituto LOCALIZA, finalizou o projeto com a honra de certificar 40 Monitores Ambientais no Bairro Ribeirão dos Camargos em Iporanga/SP. O projeto, que teve início em Janeiro de 2023, envolveu diretamente 80 comunitários e contou com o apoio de vários moradores na mobilização para as Oficinas Temáticas e ações de planejamento, disponibilizando casas de moradores locais e tradicionais para a realização das capacitações e reuniões, integrando pessoas e fortalecendo o senso de coletividade num processo contínuo de parceria e respeito.
O projeto, que teve como metas instrumentalizar e incentivar o planejamento coletivo do Turismo de Base Comunitária no Ribeirão, colaborando com a multiplicação dos saberes e fazeres tradicionais locais, possibilitou a identificação de diversos recursos naturais e culturais com potencial para uso do Turismo de Base Comunitária em curto prazo, com destaque para roteiros integrados envolvendo culinária local, recursos histórico-culturais – como lendas e causos, artesanato, produção rural – atrativos de inenarrável beleza natural para contemplação e para a prática do Turismo de Aventura Segura.
Além de facilitar e apoiar na organização comunitária para a possível criação de uma Associação de Monitores Ambientais do Bairro Ribeirão, o projeto abriu caminho para a conexão entre a atratividade turística do Ribeirão dos Camargos com outros roteiros de ecoturismo já praticados na região e entorno direto da comunidade, reforçando sua importância como um destino complementar e diferenciado para o receptivo de visitantes de várias origens e a parceria com agências e operadoras de turismo regionais, algumas delas, já em processo de parceria com Monitores Ambientais Locais e empreendedores do Bairro.
Associada à promoção responsável do destino, as atividades do projeto no âmbito das capacitações (Curso de Monitores Ambientais e Oficinas Temáticas: Oficinas de Segurança Alimentar, de Meios de Hospedagem e Técnicas de Bem Receber, de Empreendedorismo e de Mídias Digitais), contribuíram para um novo olhar dos participantes quanto à sua capacidade criativa e empreendedora no mercado turístico regional. O incentivo à visão sistêmica, possibilitou a organização coletiva para que sejam encaminhadas às administrações públicas, melhorias estruturais na comunidade, de extrema importância para a efetiva implantação do TBC no Ribeirão.
O projeto, executado por meio do Instituto Amigos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (IA-RBMA), foi coordenado por Ana Lopez (Coordenadora do Programa de Turismo Sustentável da RBMA e coordenadora geral do projeto), Patrícia R. Rossi (Assessoria técnica do projeto e consultora do RBMA), da equipe local, Érika Lopes, Silnei Florindo e Nelson Calil Filho (Coordenador Pedagógico do Curso). As parcerias com a Prefeitura Municipal de Iporanga/SP, por meio da Câmara de Vereadores, da Associação local ABRISA (Associação de Moradores e Produtores Arraial do Santo Antônio do Bairro Ribeirão), Reserva Canhambora e diversos atores locais empenhados no sucesso das ações, demonstra mais uma vez, que ações locais para a melhoria do coletivo, valem à pena.
Para quem ainda não visitou o Bairro Ribeirão, vale a pena conhecer as riquezas escondidas e exuberantes de uma comunidade receptiva, acolhedora e preparada para que o visitante experencie dias incríveis.