Semana da Orquídea-cattleya (Cattleya granulosa)
E durante toda essa semana, se comemora no Rio Grande do Norte, a semana da orquídea-cattleya.
A orquídea-cattleya (Cattleya granulosa) é uma espécie endêmica da Mata Atlântica e ocorre nos fragmentos de restinga entre os estados do Rio Grande do Norte e Espirito Santo. É uma planta que possuí hábito terrestre e epífita e que está na Lista da Flora Ameaçada de Extinção na categoria vulnerável.
Possui uma belíssima flor que varia em tons dourado, amarronzados, castanho e ocre com um labelo branco cheio de manchas purpúreas. Floresce entre os meses de julho e agosto em um espetáculo único e efêmero.
Por possuir potencial ornamental elevado, essa espécie tem sofrido especialmente com o tráfico ilegal de plantas. Algumas pessoas adentram as áreas de matas e retiram indivíduos dessa orquídea, para vender de forma clandestina em feiras. A fragmentação da Mata Atlântica e as queimadas também tem ajudado a reduzir drasticamente as populações dessa orquídea na natureza. Dessa forma, é muito importante se certificar da origem da planta no ato da compra e se ela vem de viveiros certificados e autorizados para produção e venda.
A orquídea-cattleya é a planta símbolo do estado do Rio Grande do Norte e nesse mesmo estado, ela encontra-se protegida em dois importantes Postos Avançados da RBMA: O Parque Estadual Dunas de Natal @parquedasdunas e o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte @parque.
📸: Alan Roque
#Biodiversidade #MataAtlântica #Orquídeas #Conservação