Workshop reúne lideranças para reestruturação do Comitê Estadual da RBMA/RJ
Nesta terça-feira (25), teve início o Workshop de Governança e Diálogos Interculturais na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, no município de Miguel Pereira, no Rio de Janeiro. O encontro, que segue até o dia 26, é promovido pela UNESCO, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura de Miguel Pereira, Conselho Nacional da RBMA e Instituto Espinhaço.
A presidente do Conselho Nacional da RBMA, Mary Sorage, e a conselheira Carol Marques (INEA/RJ) participaram ativamente das discussões que visaram fortalecer a governança participativa e reestruturar o Comitê Estadual da RBMA/RJ. O evento reuniu autoridades, representantes dos Postos Avançados da RBMA, além de lideranças indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais, promovendo um espaço de escuta, trocas de experiências e construção coletiva.
“Esse workshop foi um passo essencial para o fortalecimento da governança da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no Rio de Janeiro. A presença de diferentes atores sociais e a valorização dos saberes tradicionais são fundamentais para garantir uma gestão mais democrática e eficaz do nosso patrimônio natural”, destacou Mary Sorage, presidente do Conselho Nacional da RBMA.
Entre as atividades do evento, estiveram a Feira de Boas Práticas de Governança, diálogos interculturais e a construção de um novo modelo para a gestão do Comitê Estadual da RBMA/RJ. O encontro reforçou o compromisso com a conservação da biodiversidade e a promoção de uma gestão mais inclusiva e participativa.
