Dedicado a um tema ainda pouco valorizado no Brasil: o uso sustentável dos produtos da sociobiodivresidade na Mata Atlântica, como uma estratégia para a conservação e restauração do Bioma.
Os documentos abaixo são parte do Projeto Mosaico Paranapiacaba – TCCA/FF, executado pelo IA-RBMA que se enquadra em um esforço maior do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e da Fundação Florestal de São Paulo, em parceria com o CN-RBMA, de assegurar a conservação e uso sustentável da maior área contínua de remanescentes de Mata Atlântica, existente no Brasil.
A publicação tem por objetivo embasar o processo de elaboração da proposta da primeira Reserva da Biosfera Marinha Brasileira. Constitui-se basicamente por uma síntese do estudo denominado “Caracterização preliminar da área de interesse para criação da Reserva da Biosfera Marinha Abrolhos – Trindade”.
Caros colegas esta é a publicação oficial do MAB/Unesco do TGBR-Guia Técnico para Reservas da Biosfera, aprovado pelo ICC-MAB no final do ano passado é o documento mais completo e atualizado sobre Reservas da Biosfera. Vários brasileiros participamos de sua elaboração e as RB brasileiras são citadas várias vezes ao longo dos diversos capítulos. Recomendamos a leitura completa do documento. Abraços e boa leitura.
A Mata Atlântica, floresta que ocupa quase toda a costa do Brasil, é a que tem a maior biodiversidade do mundo! Ou seja, é a floresta que tem a maior quantidade de espécies de plantas e animais do planeta.
Muitos animais se alimentam de plantas: dos brotos, das folhas, ramos, flores, pólen, néctar, frutos e sementes…